Dona Neusa Barbosa e família

Foi com simpatia e transparência que Dona Neusa Barbosa recebeu o blog Asset Seu Guia no início desta semana, em seu querido empório, localizado próximo ao centro de Tiradentes. Convidou para sentar, ofereceu um café e começou a contar sua história. Acompanhada da família, ao ser questionada sobre qual a função que exerce com mais prazer entre suas tantas atividades, ela olhou de “rabo-de-olho” e um sorriso no canto dos lábios, e disse com firmeza: “atender os clientes!”.

 

Érica Paiva, a filha caçula, sorri e confirma ser esta, com certeza, o que mais agrada sua mãe na rotina dos empreendimentos da família que atua no comércio moveleiro, de decoração e também no hoteleiro. Além de Érica, Dona Neusa e o marido José Antônio de Paiva, ainda contam com a parceria das filhos Patrícia Barbosa e Vanessa Paiva, e do sobrinho Magno. Além dos genros Luiz Cláudio e Deivid, e do neto Diego, que também trabalham ativamente no negócio familiar.

Na década de 80, Dona Neusa Barbosa ainda não era a conhecida empresária de Tiradentes. Nascida na cidade, ela ia até a vizinha São João Del Rei e montava sua barraquinha em frente à Igreja São Francisco de Assis, onde vendia pequenas peças e acessórios banhados à prata. “Meu marido e eu juntamos dinheiro e, quando a prata começou a ficar mais escassa, passamos a produzir móveis, partindo depois para os fabricados com madeira de demolição”.

Àquela época, em Tiradentes, o casal deixava suas filhas cuidando da barraca montada no Largo das Forras. “Começamos a trabalhar muito jovens e nossos pais sempre nos ensinaram que por meio da dedicação seríamos capazes de realizar nossos sonhos”, conta Patrícia. E foi mesmo deste modo que Érica, Patrícia e Vanessa encararam os desafios e empregaram suas energias. Atualmente, cada uma delas, possui empreendimentos de sucesso na cidade histórica, dividindo-se em três lojas e duas pousadas.

O casal veterano ainda comparece diariamente ao empório Neusa Barbosa. “Aos domingos vou para o sítio depois que a loja fecha e, na manhã de sábado é quando vou com mais tempo até a pousada (homônima) para conversar com os hóspedes e saber como estão”, conta Dona Neusa com a simplicidade de quem soube adaptar-se aos desafios impostos pela vida sem abater-se, pelo contrário, agiu sempre com disposição e coragem.

Empório Neusa Barbosa

Empório Patrícia Barbosa – Centro – www.emporiopatriciabarbosa.com.br

Empório Patrícia Barbosa – Capote – www.emporiopatriciabarbosa.com.br

Pousada Solar da Serra – www.solardaserratiradentes.com.br

©2023 por DaTerra. Orgulhosamente criado por ASSET