Uma marca de família

Certa vez, em 2012, a fashionista Natália Dornellas escreveu em seu site ND que a loja e café Marcas Mineiras “é um oásis de charme, no largo das Mercês”. Ela estava certa. A entrada na casa de paredes largas é, a cada passo, uma descoberta feliz, até chegar ao encantador quintal, um lugar de paz e contemplação. Bem ao jeito da família proprietária do lugar.

O blog Tiradentes – Asset Seu Guia foi recebido na Loja e Café Marcas Mineiraspelas irmãs Graziela Guimarães e Liliane Crespo com uma xícara de café quente e um delicioso bolo de milho em uma tarde gostosa de outono. Elas contaram como a família formada por uma mãe brasileira e um pai peruano chegou a Tiradentes. “Costumamos dizer que somos uma família de empreendedores, pois, ao longo da nossa história, soubemos dar valor às oportunidades”, conta Liliane.

Desde muito jovem, em meados da década de 1940, a matriarca Yvone Guimarães de Peña já costurava e bordava. Casou-se com o engenheiro Fausto Adolfo da Peña Chumioque, tiveram as duas filhas mais velhas em Ouro Preto/MG e, em seguida, mudaram-se para o Peru e então para a Venezuela. Quando Graziela e Liliane eram adolescentes retornaram ao Brasil na companhia de mais um filho, Fausto Guimarães, quem atualmente faz os saborosos e fofinhos bolos servidos na cafeteria.

Ao longo dos anos, novos destinos, obstáculos e desafios estiveram no trajeto da família até o ano de 1994quando uma amiga francesa de Liliane se encantou pelo que, até aquele momento, era apenas o hobby de Graziela. “Essa amiga era atacadista na França, viu o enxoval que Graziela havia feito para o meu filho Gustavo, se encantou e fez uma encomenda de cinco mil peças”, lembra Liliane. A grande demanda fez com que a família inteira se mudasse para a cidade de Antônio Carlos, próximo a Barbacena, onde já vivia Liliane, e começassem a trabalhar todos juntos.

O trabalho durou algum tempo, porém, não era o objetivo fabricar os produtos em larga escala, mas sim com peças exclusivas e especiais. “Nossa mãe sempre quis ter uma barraca para vender itens da nossa confecção, fomos a Tiradentes e alugamos uma garagem onde tivemos bom retorno e prosperamos”, recorda Graziela. Com o tempo, a garagem tornou-se a loja Graziela Guimarães, que comercializa exclusivamente enxovais e fica no centro da cidade.

Após certo tempo, foi inaugurada a Loja e Café Marcas Mineiras que reúne os tradicionais Cristais Cá d’oro, a Cerâmica Saramenha e a Marie Camile, além da marca Graziela Guimarães.

Atualmente, a nova geração já começa a assumir suas funções com propriedade e amor, assim como foi desde o início. Acreditam que tenham encontrado o caminho onde conseguem, definitivamente, trabalhar com o que mais acreditam. “Nosso conceito é compartilhar qualidade de vida, por isso somos artesãos do lar e tudo que fazemos está em torno da nossa família”, diz Graziela, com a propriedade de quem usa seu talento com alma e coração.

©2023 por DaTerra. Orgulhosamente criado por ASSET